Home / Assistência Social / Distrito de Bocaja recebe alimentos do PAA

Distrito de Bocaja recebe alimentos do PAA

Na manhã desta quinta, dia 18 de maio, aconteceu mais uma entrega de alimentos do PAA (Programa de Aquisição de Alimento) dessa vez a população beneficiada foi do distrito de Bocaja. “Pela primeira vez na história do município o distrito do Bocaja é atendido pelo programa, e na oportunidade entregamos hoje, mandioca, milho verde, alface, couve e abobora”, pontou a 1º Dama Elismar Pires Caminha Fogaça.

“Funciona da seguinte forma: o CRAS faz a seleção das famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional. A Secretaria de Assistência Social, por sua vez, contribui na organização e mobilização e com o apoio do CRAS distribui entre os beneficiados”, informou a Coordenador do CRAS, Edinalva de Souza Gaia.

O PAA é um programa do Governo Federal e está sendo realizado no município, através da Associação de Produtores da Agricultura Familiar (AGRODINA) que viabilizou junto ao governo federal, através da CONAB R$ 175.998,85 atendendo mais de 20 agricultores cadastrados no projeto. Os produtos previstos para doação são diversos, dentre eles: aboboras menina rajada, moranga e paulista, acelga, alface, beterraba, cenoura, milho verde, mandioca, quiabo, raiz de mandioca entre outros, totalizando mais de 121 tonelada de alimentos.

Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, veja como funciona:

Uma das metas do Brasil Sem Miséria para a zona rural é aumentar em quatro vezes o número de agricultores familiares atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos comprados desses agricultores são destinados a instituições públicas e filantrópicas (hospitais, escolas, universidades, creches e presídios) e estabelecimentos privados, como supermercados.

Além disso, esses alimentos também contribuem para a formação de cestas de alimentos distribuídas a grupos populacionais específicos.

O projeto contribui ainda para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos. Permite também aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos.

Sobre administrador

Verificar também

‘Feirinha’ da Assistência Social acontecerá no último sábado de outubro

Neste mês de outubro a Feria Comunitária da Assistência Social, popular ‘Feirinha’, será realizada no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *