Home / Assistência Social / Senar/MS oferece curso de produção de conservas para fomentar renda do produtor em Douradina

A produção de conservas é alternativa de aproveitar o excedente de frutas e contribui para a melhoria da qualidade da alimentação familiar, além de gerar renda. Para qualificar produtores rurais de Douradina, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul ofereceu nos dias, 29, 30 e 31 de maio na cozinha da Secretaria de Assistência Social a capacitação em Produção Caseira de Conservas de Frutas e Hortaliças. O curso é uma parceria do Sindicato Rural do município, com o Centro de Referência em Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Ainda durante o processo de transição de mandato estivemos no Sindicato Rural discutindo a viabilidade de uma programação de cursos de capacitação junto ao Senar. Estamos felizes pelo empenho do sindicato rural na viabilização dos cursos ao nosso município atendendo assim um anseio de nossos agricultores”, pontou a 1ª  Dama Elismar Pires Caminha.

Segundo a instrutora do Senar/MS, Isaura Duarte Rodrigues, a produção de conservas é colocar pomar e
pomar dentro de vidros. “Usamos essa expressão para evidenciar a qualidade e o sabor que as conservas têm”, explica. O curso atendeu 12 agricultores familiares habilitando-os na produção de doces de frutas, em pasta ou em calda, odos em conserva.

A instrutora do Senar/MS explica que a durabilidade da conserva valoriza o produto e permite o aproveitamento de frutas como banana, laranja, mamão e maracujá e de hortaliças como cebola e picles. “Além de  aproveitar esses produtos, que podem durar até 18 meses, a fabricação agrega valor. Uma conserva de 360 gramas de doce de mamão, por exemplo, pode ser vendida por R$ 14 em média no Estado”, relata Isaura.

Estiveram presentes no encerramento do curso o presidente do Sindicato Rural, Claudio Pradela, a mobilizadora do Senar Laudenir Machado, a Secretária de Assistência Social, Silvia Miranda Berta e a 1ª dama Elismar Pires Caminha.

‘Feirinha’ da Assistência Social acontece hoje a noite

Acontece nesta sexta-feira (24), a partir das 15h, no Calçadão Municipal de Douradina, mais uma …