Home / Saúde / Secretaria de Saúde implanta a partir de segunda feira (12/06) tratamento alternativo para dores musculoesqueléticas e distúrbios do humor. A Auriculoterapia

Secretaria de Saúde implanta a partir de segunda feira (12/06) tratamento alternativo para dores musculoesqueléticas e distúrbios do humor. A Auriculoterapia

A Implantação da Auriculoterapia pela Secretaria Municipal de Saúde de Douradina

 

O Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina ofereceram um curso de Formação em Auriculoterapia a partir de experiências municipais de sucesso, aliadas a uma técnica de simples aprendizagem e de amplo espectro de aplicabilidade na Atenção Básica.

A Secretaria Municipal de Saúde de Douradina, no mês de junho de 2017, estará implantando o projeto de Auriculoterapia, que será conduzido pela Psicóloga Giséli Bonjiovani dos Santos, capacitada pela universidade Federal de Santa Catarina.

Segundo a Psicóloga responsável pelo projeto, “A Auriculoterapia não substitui a medicina tradicional, é apenas uma forma de medicina alternativa ou complementar que contribui para melhora do quadro clinico do paciente, sendo aplicada inicialmente nos pacientes de saúde mental.” A Secretária de Saúde Angela Cristina Marques Rosa destaca a importância do projeto, que recebeu todo o apoio do prefeito Professor Jean Sergio Fogaça em sua implantação, para melhoria da qualidade de vida dos munícipes. A Prefeitura tem trabalhado incansavelmente para proporcionar um atendimento de qualidade pelo SUS do município.

Nas últimas décadas, a utilização da Auriculoterapia tem crescido em diferentes contextos de cuidados à saúde devido a sua praticidade de aplicação, segurança e baixo custo. Este recurso terapêutico, usado de forma isolada ou complementar a outros tratamentos, pode ser útil no manejo clínico de condições comumente observadas na Atenção primária a saúde, como as dores musculoesqueléticas e distúrbios do humor.

A Auriculoterapia caracteriza-se por utilizar o pavilhão auricular como um microssistema para tratar diferentes tipos de problemas. O termo “microssistema” é usado quando uma região do corpo representa todo o organismo. A Auriculoterapia, além de ser um microssistema com áreas reflexas na orelha associadas às diferentes regiões do organismo, também pode ser considerada parte integrante da medicina tradicional chinesa (MTC). Isso porque o estímulo de pontos auriculares frequentemente segue os fundamentos e princípios terapêuticos da MTC. O objetivo é Incluir a Auriculoterapia como terapia complementar nos atendimentos individuais, atendimentos em grupos, acolhimento e autocuidado da equipe.

Sobre administrador

Verificar também

Prefeitura anuncia mais um médico especialista para atender em Douradina

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, anunciou na tarde desta sexta-feira (15) mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *