Home / Saúde / Saúde Douradina começa a realizar atendimentos pediátricos em bebês até 1 ano

Saúde Douradina começa a realizar atendimentos pediátricos em bebês até 1 ano

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta manhã (14) na Câmara Municipal, uma reunião com as mães de recém-nascidos para anunciar uma novidade no Município. “A Saúde de Douradina passa a contar com atendimento pediátrico para bebês nascidos a partir de janeiro de 2017, até completarem 1 ano de idade”, anunciou a secretária Ângela Marques. O evento contou com a presença de 21 mães.
Esta novidade no Município faz parte do Projeto de Puericultura (área da pediatria), criado pela Secretaria de Saúde. A princípio, ele tem duração de um ano, sendo custeado integralmente pelo executivo municipal.
A puericultura é a área de pediatria que acompanha o crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança. Ela não só observa cada um desses aspectos, como também avalia se utiliza deles para se relacionar com as pessoas à sua volta. Com a puericultura é possível detectar problemas precocemente, estabelecer diagnóstico de falha ou atraso do desenvolvimento em áreas específicas e intervir positivamente diante das alterações que surgirem.
Os atendimentos serão realizados em duas sextas-feiras no mês, contemplando 25 pacientes a cada dia de consulta. Durante o evento nesta manhã foi apresentada a médica-pediatra Dr. Patrícia Fernandes, especialista na área, que será responsável pelos atendimentos. “Achei uma excelente ideia da secretaria Ângela. É uma forma de vocês [mães] terem atendimento, tirarem as dúvidas e receberem esse acompanhamento bastante importante durante esse período” disse a doutora.
A superintendente de Cultura, Deiry Jeanni, representando o prefeito prof. Jean Sérgio Clavisso Fogaça, destacou sobre a felicidade da administração por estar dando início a esse projeto. “É uma satisfação muito grande estar lançando esse projeto hoje, que faz parte de um planejamento. Aliás, todos os projetos da administração do professor Jean têm sido realizados por meio de muito planejamento”, disse. “Estamos muito contentes com o desenvolvimento da Saúde. Como o Jean sempre diz, ‘nunca vai estar perfeito, mas na medida do possível estamos buscando recursos para melhorar o atendimento à população. Também dizer em nome dele, que a administração está bastante satisfeita com os serviços da professora Ângela e de toda equipe da Secretaria de Saúde”, complementou.
Na ocasião, a secretária esclareceu ao público que tem buscado recursos e desenvolvido atividades relacionadas ao setor fora do Município e por conta disso nem sempre consegue estar à disposição na unidade de saúde. “Estive junto com o jurídico da Prefeitura, na pessoa do doutor Thiago, na Associação Cruz Verde em São Paulo onde conseguimos a internação de uma paciente com paralisia cerebral. Participo duas vezes por mês de reuniões do CIR, CIB e Cossems na Capital para estar a par dos recursos voltados a área da saúde, e há quinze dias estive no hospital do Sias em Fátima do Sul pactuando cirurgias eletivas para os usuários de nosso Município. Por conta dessas atividades, acabo não ficando sempre disponível na secretaria, mas sempre há pessoas responsáveis para orientar a população no que for necessário quando estou ausente”, ressaltou.
O presidente da Câmara José de Souza Caminha também participou da reunião, parabenizou a Prefeitura pela realização do projeto, bem como a Secretaria de Saúde pela dedicação e inovação, “visando sempre o melhor atendimento aos usuários do Município”.

Sobre administrador

Verificar também

Prefeitura anuncia mais um médico especialista para atender em Douradina

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, anunciou na tarde desta sexta-feira (15) mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *