Home / Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente / Prefeitura de Douradina orienta população a evitar queimadas urbanas

Prefeitura de Douradina orienta população a evitar queimadas urbanas

Setembro, período em que há uma considerável redução do volume de chuvas e consequentemente da umidade relativa do ar, o que resulta em diversas doenças respiratórias. Não bastasse o clima, este período também vem sendo marcado por constantes queimadas urbanas – prática proibida pela legislação municipal – e isso vem causando ainda mais transtornos para a população de Douradina, agravando ainda mais as doenças relacionadas ao tempo seco e ocasionando também graves prejuízos ao meio ambiente.

Na tentativa de acabar com esse problema, a Prefeitura de Douradina direciona uma orientação à população para que evitem a prática ilegal de forma amigável. Oferecendo semanalmente os serviços de coleta de lixo domiciliar e com cronograma de coleta de entulhos, o executivo municipal garante que não há a necessidade de os moradores utilizarem-se das queimadas para dar fim aos seus lixos e limpar seus quintais.

“O Município realiza as coletas de lixo domiciliar três vezes por semana e durante uma semana de cada mês a superintendência de serviços urbanos também recolhe galhos e entulhos. Dessa forma, não há a necessidade dos moradores se utilizarem da prática das queimadas, pois isso só gera grande transtorno com os vizinhos e traz prejuízos à saúde e ao meio ambiente”, disse o prefeito Jean Sérgio Clavisso Fogaça. “Estamos pedindo encarecidamente aos moradores que o tem feito, que não se utilizem do fogo para eliminar seus lixos e limpar seus quintais, pois Douradina é uma cidade pequena, onde todos se conhecem e devem se respeitar e por isso não é de nossa intenção ter que sair multando esses moradores, mas se essa prática continuar, isso precisará ser feito”, afirma o chefe de executivo.

Fechado no início do ano pela Prefeitura, o lixão a céu aberto na saída da cidade (sentido Panambi) está novamente sendo utilizado como ponto de descarte de sujeiras por parte de alguns moradores. O prefeito Jean e a secretária de Meio Ambiente, Lucilene Kerches, estiveram na manhã desta segunda-feira vistoriando o local, e na ocasião a secretária reforçou a colocação do prefeito em orientação à comunidade. “Não há nenhuma necessidade de descartar esse lixo a céu aberto e até mesmo queimá-lo. O Município presta este atendimento [de coleta], sendo preciso somente que os moradores se orientem às segundas, quartas e sextas para coloca-los em frente suas casas para que tomem o destino adequado”, pontuou Lucilene.

As penalidades referentes as queimadas de lixo acarretam à multa que vão de R$ 106,00 a R$ 802,00.

A superintendência de Serviços Urbanos informa que as coletas iniciaram nesta segunda-feira (25) as coletas referentes ao mês de setembro, que vão até o dia 29.

PREJUÍZOS DAS QUEIMADAS

De acordo com o Centro para Controle de Doenças (CDC) a fumaça produzida pela queimada urbana produz substâncias químicas que penetram no solo e nas plantas, expondo as pessoas ao risco de adoecerem tanto pela a inalação, quanto pela ingestão de alimentos contaminados com: material particulado (pó da queimada urbana), monóxido de carbono, ácido clorídrico, ácido cianídrico, benzeno (causador de pedra nos rins), estireno, formaldeído, arsênio, benzopireno, dioxina, furano, hidrocarbonetos policíclicos e metais pesados.

Outro dado relevante é apontado por uma pesquisa realizada pelo CDC, em que as chances de uma pessoa ficar doente são dependentes de dois fatores: o primeiro, a quantidade de fumaça. Sendo que a queima de 1kg de folhas, ou galhos, ou lixo, durante 10 minutos a uma temperatura de 200 a 400 graus Célsius é suficiente para desencadear sintomas respiratórios, e de pele, em adultos distantes a até 500 metros do foco da queimada.

O segundo fator apontado é a forma de absorção, pois pode ocorrer a inalação da fumaça (predominando doenças respiratórias), ou ingestão de alimentos contaminados pela fumaça (predominando doenças no fígado e nos rins).

Além desses fatores, os sintomas variam de intensidade nos adultos e nos idosos porque alguns são mais sensíveis que outros. Crianças são mais susceptíveis aos efeitos das queimadas urbanas (desenvolvimento imaturo do organismo quando comparado ao de um adulto).

Prefeitura instala lixeiras seletivas em Douradina

A Prefeitura de Douradina, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e Superintendência …