Home / Saúde / Campanha” Medicamentos: Uso Consciente e Devolução Solidária”, é lançada em Douradina

Pensando no descarte correto de medicamentos e na doação daqueles que não tem mais utilidade para determinadas pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde dará início nesta terça-feira (31), uma campanha de devolução de medicamentos. A intenção da ação é retirar os medicamentos inutilizados pela população e dar o destino final correto: medicar enfermos se estiver lacrado e com prazo de validade ou incinerar em caso de vencimento ou violação da embalagem, além de evitar através da prevenção acidentes domésticos com medicamentos.

A população pode estar entregando os medicamentos na farmácia da Secretaria de Saúde com a farmacêutica Fernanda Josiane Mendes. No ato da entrega a pessoa recebe um comprovante de que fez a entrega do medicamento e ganha um cupom para concorrer a um ventilador doado pelo prefeito professor Jean com a intenção de estimular a ação.

“ Muitas pessoas têm medicamentos guardados em casa, lacrados, e que ainda podem ser utilizados. Por isso pedimos que participem da campanha”, enfatizou Angela Marques, Secretária de saúde de Douradina.

Todos os medicamentos devolvidos irão passar por uma triagem, os que estiverem dentro do prazo de validade e sem rupturas nas embalagens, serão recolocados em circulação dentro do sistema de saúde. Já os remédios vencidos e que apresentem qualquer violação serão encaminhados para incineração. Segundo a farmacêutica do município, os medicamentos só devem ser utilizados com receita médica, depois disso é inútil manter o medicamento na residência, pois estocar em casa pode causar acidentes domésticos. “ Guardar remédio em casa é um erro, o medicamento pode vencer e ser utilizado, gerando assim problemas à saúde”, reforçou Angela Marques.

Prover Saúde apresenta proposta aos servidores municipais

Prover Saúde, em parceria com a Prefeitura de Douradina, reuniu alguns servidores públicos municipais na …