Home / Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente / Prefeitura instala lixeiras seletivas em Douradina

Prefeitura instala lixeiras seletivas em Douradina

A Prefeitura de Douradina, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e Superintendência de Serviços Urbanos, iniciou nesta semana a instalação de 20 lixeiras seletivas em diversos pontos do Município.

Adquiridos com recursos do ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços), cada jogo do cesto é dividido em quatro compartimentos, identificados para recebimento de papel, vidro, plástico e metal, o que deve colaborar para solução do armazenamento de lixo de maneira funcional.

Boa parte das lixeiras adquiridas já foram instaladas, todas em pontos estratégicos da cidade, como órgãos públicos, praça, calçadão municipal, escolas, mercados e outros locais que recebem diariamente aglomeração de pessoas. Os cestos também serão instalados nos distritos pertencentes ao Município.

De acordo com o prefeito prof. Jean Sérgio Clavisso Fogaça, contribuir para uma cidade limpa e organizada tem sido uma preocupação do executivo municipal. “Zelamos por nosso Município e por isso queremos uma cidade de boa aparência. Além disso, destinando os lixos no lugar correto, também contribuímos em benefício do desenvolvimento ecológico sustentável”, destacou Fogaça.

Segundo a secretária Lucilene Kerches, esta ação também deve auxiliar na prevenção de doenças como a dengue e a chikungunya. “Com a redução do lixo exposto, reduz também a possibilidade de criação de focos do mosquito Aedes Aegypti e isso deve contribuir de grande forma para prevenção destas doenças”, explicou.

Já de acordo com o superintendente de Serviços Urbanos, esses novos recipientes trarão grandes benefícios, principalmente na realização dos serviços de limpeza. “Se a população fizer bom uso, com certeza teremos uma cidade mais limpa e de melhor aparência”, reforçou Elias Carneiro.

Apesar de o Município ainda não contar com a coleta seletiva, a secretária informa que esta é uma ação de conscientização e educação ambiental. “O principal objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de se jogar os resíduos no local adequado. Também é válido reforçar o pedido para que a população cuide e faça bom uso destas novas lixeiras”, disse.

A secretária também informa que a prefeitura tem trabalhado buscando formas de implantar os serviços de coleta seletiva para o Município.

PREFEITURA DE DOURADINA FIRMA PARCERIA COM A UFGD – UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PARA IMPLANTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.

O Prefeito Jean Sergio recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira, 20 de outubro, …