Home / Educação, Esporte e Cultura / Aldeia de Douradina se consagra Campeã Geral do JOIND

Aldeia de Douradina se consagra Campeã Geral do JOIND

Representando o Município de Douradina, a aldeia indígena Panambi/Lagoa Rica teve uma participação excepcional no XV JOIND (Jogos da Integração Indígena), que aconteceu durante esse mês de janeiro no Município de Amambai.

Com apoio da Prefeitura Municipal, a delegação douradinense esteve em Amambai entre os dias 10 e 18 de janeiro, onde participou de todas as modalidades dos jogos. Com ótimo retrospecto, a equipe Ava Teè somou 450 pontos e trouxe para casa nada menos do que o troféu de Campeão Geral da Competição.

Os pódios conquistados pela equipe Ava Te’e foram 1º lugar no futsal feminino, 3º lugar futsal masculino, 2º lugar natação (Karolaine), lança feminino 2º e 3º lugar (Helbia e Karolaine, respectivamente), 3º lugar lança masculino (Alvaros), 2º lugar salto em distância feminino (Ebifania), 2º lugar mister Linderley.

“Queremos parabenizar a todos os atletas que se dedicaram ao máximo para representar bem nossa comunidade e o Município de Douradina. Também queremos agradecer ao prefeito Jean e ao superintendente de Esportes, José Ailton, que nos deram todo apoio e suporte necessários para que pudéssemos participar desta competição, que é tão aguardada por nossos atletas”, destacou o professor João, responsável pela equipe Ava Te’e durante os jogos.

Com o retorno da delegação ao Município, o prefeito Jean foi pessoalmente parabenizar os atletas pelo desempenho na competição. “Parabéns a esta equipe, pela organização, esforço e dedicação de todos. Representaram mais uma vez Douradina em grande nível, e estamos orgulhosos por isso”, disse Jean.

Promovida pelo professor de educação física e hoje vereador em Amambai, Ismael Morel, o JOIND reuniu cerca de 1 mil jovens, de ambos dos sexos, sendo 600 moradores em aldeias de Amambai e 400 de comunidades indígenas de outros municípios do Estado: Dourados, Douradina, Laguna Carapã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Japorã, Tacuru, Antônio João e inclusive do país vizinho, Paraguai.

Os jogos aconteceram na aldeia Amambai, a maior comunidade indígena daquele município, com cerca de 9 mil habitantes. Foram disputadas modalidades de futsal, basquete, voleibol misto, queimada mista, tiro com estilingue, cabo de força, arco e flecha, arremesso de peso, lançamento do dardo, salto em distância e corridas de 100, 200, 400 metros e 10 quilômetros, além de revezamento 4×400 metros.

O evento é considerado um dos mais importantes do estado, que tem como principal objetivo valorizar e enaltecer a cultura indígena, realizando também, a integração entre as comunidades indígenas.

“Merenda de qualidade tem sido prioridade na gestão do prefeito Jean”, garante secretária

“Ofertar uma alimentação saudável e de qualidade aos alunos tem sido uma das propriedades da …