Home / Assistência Social / Recém-criada em Douradina, Defesa Civil recebe orientações da Coordenadoria Estadual

O prefeito Jean Sérgio se reuniu nesta manhã (20), em seu gabinete, com a coordenadoria da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul.

A reunião teve como objetivo colher orientações a respeito da estruturação da COMDEC, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, órgão recém-criado pelo executivo municipal em Douradina. O coordenador estadual, tenente Jeferson Albuquerque e o assessor de relações públicas e meteorologia, João Sidnei, foram os responsáveis por trazer os esclarecimentos.

Participaram também da reunião o agora coordenador municipal de Defesa Civil, subtenente Luiz Miguel, além dos secretários Leandro Narcizo e Elias Carneiro, o chefe de gabinete Tony Carvalho e a vereadora Maria Nilza.

Criada no início deste ano no Município, a Coordenadoria de Defesa Civil é responsável por desenvolver ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, além de preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social.

De acordo com os coordenadores estaduais, será de responsabilidade do novo órgão municipal “executar o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), coordenar as ações do Plano no âmbito Municipal em articulação com o Estado e a União, incorporar as ações de proteção e defesa civil no planejamento municipal, identificar e mapear as áreas de risco de desastres; promover a fiscalização das áreas de risco de desastre e vedar novas ocupações nessas áreas. Deve também, declarar situação de emergência e estado de calamidade pública”.

Segundo o prefeito Jean, a partir de agora, Douradina está adequada à Lei Federal e buscando mecanismos para desenvolvimento deste setor no Município. “Estamos analisando o que há de melhor em estrutura e planos de contingência na Defesa Civil para implantar aqui no município. A intenção desta coordenadoria é unicamente trabalhar pela proteção e segurança de nossa população”, enfatiza.

Com grande experiência trabalhando na corporação do Corpo de Bombeiros, o subtenente relata alguns dos objetivos da nova coordenadoria. “Devemos promover a defesa da população em situações emergenciais contra desastres naturais ou tecnológicos. Atuando na prevenção e minimizando os danos nos casos de urgência”, pontua Luizinho.

Beneficiários de Programas Sociais têm direito a kit de TV Digital gratuito

A Prefeitura de Douradina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, informa que o …