Home / Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente / Secretaria de Agricultura e Clube de Ciências discutem parceria socioeducativa
Reunião aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura em Douradina

Secretaria de Agricultura e Clube de Ciências discutem parceria socioeducativa

Reunião realizada na manhã desta terça-feira (27), nas dependências da Secretaria de Agricultura e Pecuária, discutiu a viabilidade de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Douradina e a Escola Estadual Barão do Rio Branco, visando o desenvolvimento de ações socioeducativas, de educação ambiental e de segurança alimentar e nutricional.

O trabalho em conjunto das entidades, seria desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, representando o executivo municipal, e o Clube de Ciências, representando a instituição de ensino. A proposta inicial é para implantação uma horta orgânica.

Estiveram presentes na reunião a secretária de Agricultura e Pecuária Lucilene Kerches de Menezes, a assistente Mirelly Lopes o biólogo Leandro Lima Narcizo e as professoras Juliana Zanata Palombo e Joyce Monteiro Sampaio.

“O Clube de Ciências da Escola Barão possui atualmente quarenta alunos, das turmas do sexto ao terceiro ano do ensino médio e tem como objetivo a divulgação da ciência. Neste exato momento o clube tem focado no projeto para implantação de uma horta na escola e coincidentemente a Secretaria de Agricultura está com projeto semelhante, então estamos discutindo a possibilidade de fazermos isso em conjunto”, contou Joyce.

Segundo a professora Juliana, a iniciativa ultrapassa o ambiente escolar. “Eles não aprendem apenas a plantar, cultivar, colher e se alimentar melhor. Esse tipo de atividade cumpre um papel importante de desenvolver o comprometimento dos alunos como os cuidados com o meio ambiente, com relações humanas que traduzem respeito e carinho com o próximo e consigo mesmo” enfatizou a professora.

A Secretaria de Agricultura Familiar, Lucilene Kerches informou na oportunidade as professoras que a administração municipal possui uma parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, na pessoa da professora dra. Angélica Magalhães, do curso de Nutrição, e que em breve deve se dar início ao projeto de pesquisa com interface em ensino e extensão sobre segurança alimentar e nutricional. “Essa parceria vem de encontro com algumas ações da Secretaria de Agricultura Familiar que visa a implantação de hortas não só nas escolas da rede municipal de ensino, mas como a comunidade em geral ”, pontuou Lucilene.

Conab, Agrodina e CRAS se reúnem para discutir sobre PAA

Técnicos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) se reuniram na manhã desta quinta-feira (14) com …