Home / Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente / Secretaria de Meio Ambiente lança projeto para coleta de óleo de cozinha usado

Secretaria de Meio Ambiente lança projeto para coleta de óleo de cozinha usado

A Prefeitura de Douradina, por meio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, lançou nesta terça-feira (05) na Escola Mirena Amélia Batista, um projeto em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.

Visando desenvolver um trabalho socioambiental, as secretarias deram início ao projeto de coleta seletiva de óleo residual de fritura. A ação será realizada em parceria com a empresa Ecobios e as escolas da cidade.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente Lucilene Kerches, a coleta do óleo usado é necessária para que se haja destinação final correta do material. “O óleo residual quando é descartado na pia, acaba entrando em contado com o meio ambiente e causando sérios prejuízos.  Dessa maneira, a coleta seletiva para óleo e gordura é o melhor resultado encontrado para este tipo de material em termos de gerenciamento de resíduos e posteriormente a reciclagem do material recolhido”, disse.

Em Douradina, o projeto conta com dois principais pontos de coleta, sendo na Escola Mirena Amélia Batista e outro na Escola Barão do Rio Branco.

“Precisamos contribuir e, principalmente, nos responsabilizarmos pela restauração do meio ambiente, e isso se dá de formas simples, como a coleta destes resíduos. Essa atitude é uma alternativa para que o lixo seja convertido em produtos. A coleta do óleo dá trabalho, seria muito mais fácil jogá-lo pelo ralo, mas precisamos reconhecer a necessidade de tomar uma atitude diante do atual cenário, e este esforço é de grande valia”, pontuou Lucilene.

“Nós, educadores, sentimos a necessidade de colaborar com a campanha, pois dessa maneira podemos incentivar o aluno a desenvolver desde cedo uma consciência socioambiental”, reforçou a secretária Roseli.

No projeto, todo material recolhido é coletado pela empresa Ecobios, em Dourados, e posteriormente reciclado.

Mais detalhes a respeito do projeto podem ser obtidos na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, localizada na Rua Áurea Barbosa Cerqueira, 1255.

Douradina inicia campanha de recolhimento de pilhas e baterias

A Prefeitura de Douradina, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, iniciou …