Home / Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente / Prefeitura de Douradina atende pequenos produtores com construção e limpeza de açudes

A Prefeitura de Douradina vem desenvolvendo um trabalho que tem beneficiado diretamente pequenos produtores do Município.
Por meio da Secretaria de Obras, o executivo tem realizado construção e limpeza de açudes em propriedades particulares, atendendo solicitação dos sitiantes através do programa ProRural. Iniciado há pouco tempo, os trabalhos já contemplaram três pequenas propriedades.
Na última semana o prefeito prof. Jean Sérgio Clavisso Fogaça, acompanhado do secretário de Obras Fábio Melo, foi até os locais beneficiados para vistoriar os resultados dos serviços.
Um dos produtores beneficiados pelo serviço foi José Alexandre, popularmente conhecido como Zezinho, dono de uma chácara no travessão entre Douradina e o distrito de Bocajá. Durante a visita do prefeito à sua propriedade, o sitiante fez questão de agradecer ao executivo municipal pela realização do serviço. “Sonho há muitos anos com esse açude em minha área, um lugar onde eu pudesse criar peixes para comercializar, a fim de ter um extra na renda mensal, e esse sonho agora está se concretizando, então agradeço ao prefeito Jean e ao secretário Fábio pela disposição em atender esse pedido”, destacou José.
A Secretaria de Obras também realizou serviços desta natureza no Travessão dos Baianos.
O primeiro deles foi na Estância Parogi, onde a equipe de funcionários da secretaria fez a limpeza de um açude e construção de um segundo. O proprietário Ivo também direcionou agradecimentos à administração. “Fomos muito bem atendidos, realmente um ótimo trabalho realizado, com muita dedicação dos funcionários e do próprio prefeito Jean. Este serviço foi muito importante para nós e agradeço muito a atenção da Prefeitura de Douradina”, destacou.
Outro contemplado pelos serviços da secretaria foi o sitiante Pedro. Em sua propriedade foi construído um açude e feita a limpeza do espeça nas imediações. Contente com o feito, o pequeno produtor contou que chegou a duvidar que a obra fosse se concretizar. “Isso já foi me prometido nos últimos anos e nunca aconteceu. Quanto o prefeito Jean me disse que iria me atender eu até nem coloquei muita fé por já ter escutado esta promessa antes, mas hoje estou vendo o serviço concretizado e isso me deixa muito feliz”, relatou o sitiante.
Durante às visitas na zona rural o prefeito Jean enalteceu o planejamento feito pela administração e do sentimento em estar atendendo esta demanda. “Estes serviços estão sendo solicitados há um bom tempo por estes produtores e agora eles estão se tornando possíveis graças a algumas conquistas que tivemos nesta gestão. A primeira delas é a aprovação do programa ProRural, que teve total apoio dos vereadores de Douradina e que graças a ele se tornou possível o atendimento aos nossos pequenos produtores. Além disso, outro ponto fundamental para estas atividades foi a compra de uma escavadeira hidráulica pela Prefeitura Municipal, adquirida com recursos próprios. Esta máquina tem nos proporcionado um resultado satisfatório e tem beneficiado diretamente toda nossa população. Tudo o que fazemos é pensando no desenvolvimento de Douradina, então, tudo isso tem nos deixado felizes e realizados”, pontuou Fogaça.
O ProRural é um programa municipal de incremento à produção primária e incentivo ao produtor rural, que visa incentivar as atividades de desenvolvimento da agricultura, pecuária e outras atividades rurais no Município. O projeto tem como objetivo oportunizar aos trabalhadores rurais os meios necessários à transição entre as novas oportunidades de emprego na área rural, apoiar a intermediação da mão de obra, disponibilizar máquinas e equipamentos destinados ao atendimento das necessidades decorrentes das atividades rurais, especialmente da agricultura, pecuária, suinocultura, avicultura e piscicultura.
Para obter os incentivos do programa, é necessário que o produtor faça a solicitação antecipadamente, em um requerimento dirigido à Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Em caso viabilidade de execução dos serviços, é necessário que o produtor interessado pague uma taxa de execução em uma das agências bancárias do Município. O valor do serviço está disponível na Lei do ProRural e também em tabela fixada na Secretaria de Obras.

Douradina inicia campanha de recolhimento de pilhas e baterias

A Prefeitura de Douradina, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, iniciou …