Home / Saúde / Grupo de apoio oferece serviços de controle e prevenção da obesidade em Douradina

A Prefeitura de Douradina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde desenvolve um projeto que visa o controle e prevenção da obesidade e promoção da qualidade de vida dos indivíduos. O denominado Grupo de Apoio ao Controle da Obesidade realiza ações de controle e acompanhamento de pacientes com diagnóstico de obesidade e ansiedade, sendo considerado pelos profissionais da Saúde como um grupo terapêutico.

Os encontros são realizados semanalmente, na unidade básica de saúde, com cronograma estruturado entre as profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Nas reuniões são realizadas palestras com temas direcionados a obesidade e ansiedade, atividade física, avaliação antropométrica e oficina culinária.

O grupo foi criado pelo NASF, com a coordenação da nutricionista e psicóloga do núcleo, Lucimar Dutra e Rafaela Marques, respectivamente. O projeto também contou com a idealização da psicóloga Carina Perrout. O grupo teve início em agosto de 2018, sendo realizado 06 encontros com duração de 60 minutos, tendo duas avaliações antropométricas e uma oficina culinária.

“A Obesidade é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, além de ser o fator de risco para uma série de doenças ou distúrbios tais como hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares entre outras. E pensando em oferecer ações de controle e prevenção desse mal é que implantamos este grupo em nosso Município”, contou a secretária Angela Marques.

A nutricionista  Lucimar Dutra relata que, mesmo em pouco tempo de criação, o grupo já tem trazido resultados significativos. “Como evolução nutricional, alguns pacientes obtiveram perda de peso e diminuição na circunferência de cintura, e através de relatos das participantes, verificou-se melhora no sono e na função intestinal e aumento do consumo de frutas e verduras”, relatou.

As inscrições para novos participantes já estão abertas e os interessados devem procurar a Secretaria de Saúde para dúvidas e esclarecimentos.

Prefeitura entrega jogos educativos para incentivar alunos sobre combate à dengue

Alunos da Educação Infantil e séries iniciais da Rede Municipal foram presenteadas na última semana …