Home / Educação, Esporte e Cultura / “Merenda de qualidade tem sido prioridade na gestão do prefeito Jean”, garante secretária

“Ofertar uma alimentação saudável e de qualidade aos alunos tem sido uma das propriedades da Educação na atual gestão”, foi como avaliou a secretária da pasta, Roseli Ponce, em visita às escolas durante chegada de mais uma remessa de alimentos para abastecimento de estoque.

De acordo com a secretária, existe um grande cuidado da gestão do prefeito professor Jean Sérgio para que as refeições servidas aos estudantes do município sejam saudáveis, equilibradas, saborosas e contenham todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças. “Uma merenda escolar de qualidade é um investimento no processo educacional dos nossos estudantes. É sinônimo de saúde aliada à educação, e a garantia de um maior retorno no processo de aprendizagem, pois uma criança bem alimentada, com certeza, tem um rendimento muito melhor. Pelo fato de nosso prefeito ser professor de formação e conhecer bem o ambiente educacional e suas necessidades, isso tem contribuído bastante para mantermos esse padrão de qualidade em nossa merenda”, afirma a gestora.

Quem esteve acompanhando a secretária durante as visitas às escolas foi a nutricionista Jocikeli Franco, responsável por direcionar o cardápio em cada instituição de ensino. De acordo com a profissional da saúde, os cardápios das escolas são planejados e elaborados com muita atenção, sendo compostos por frutas, verduras, legumes, leites, e derivados, carnes, pães, arroz, feijão, massas e demais carboidratos. “Todos esses nutrientes são importantes para o desenvolvimento da criança, além de contribuírem para o processo de aprendizagem”, esclarece. “O objetivo da alimentação escolar é fornecer para as nossas crianças a quantidade de nutrientes necessárias para o seu desenvolvimento no período em que elas permanecem na escola”, ressaltou a nutricionista.

Ainda de acordo com Jocikeli, o cardápio proposto oferece de quatro a cinco porções semanais de frutas, legumes e verduras, superando a quantidade mínima recomendada que é de três porções semanais. “As refeições garantem uma alimentação balanceada e obedecem às especificações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Conforme os dados da Secretaria de Educação, em 2018, uma média de 650 alunos frequentam as três instituições de ensino do Município, sendo elas CEI Arte e Vida, Mirena Amélia Batista e Joãozinho Carapé. Ao todo, são oferecidos por dia aproximadamente 810 refeições, quantidade superior ao número de alunos, pois segundo a secretária, alguns estudantes recebem mais de uma refeição diária.

Secretaria de Educação está com inscrições abertas para processo cadastral de professores

A Prefeitura de Douradina, por meio da Secretaria de Educação, abriu nesta quinta-feira (06) as …