Home / Educação, Esporte e Cultura / Prefeitura entrega jogos educativos para incentivar alunos sobre combate à dengue

Alunos da Educação Infantil e séries iniciais da Rede Municipal foram presenteadas na última semana com jogos educativos voltados à prevenção e o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de uma série de doenças. A entrega foi realizada pela Prefeitura de Douradina, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação.

Ao todo, foram distribuídos 470 jogos, entre quebra-cabeças e dominós, contemplando alunos das escolas Mirena Amélia Batista, Joãozinho Carapé e CEI Arte e Vida. Além disso, foram entregues 25 jogos de tabuleiros para serem trabalhados em salas de aulas nas instituições de ensino.

Durante a entrega na Escola Mirena, estiveram presentes o prefeito prof. Jean Sérgio e as secretárias de Saúde e Educação, Angela Marques e Roseli Ponce, respectivamente, a vereadora Maria Nilza, a primeira dama Elismar e agentes municipais de Combate a Endemias.

Segundo o prefeito Jean, os jogos foram adquiridos visando transformar as próprias crianças em agentes multiplicadores no combate à dengue. “O brinquedo fala das ações de prevenção e enfrentamento. Estamos em período, no qual a proliferação do mosquito Aedes aegypti aumenta e os riscos também. Por meio da brincadeira, eles vão reforçar a importância das ações de combate com seus familiares. Os principais criadouros do mosquito ainda estão dentro das residências”, conta Fogaça.

O prefeito aproveitou para parabenizar o trabalho em conjuntos das secretarias de Saúde e Educação, pois segundo ele, está união reforça ainda mais a luta para combater este mal que afronta toda a população.

Nas três escolas, ao serem questionados sobre a dengue, os alunos mostraram que estão informados não apenas sobre a doença, mas o que devem fazer para evitar que o mosquito encontre condições de se proliferar. Em alto e bom som, eles ainda lembraram que o Aedes aegypti também transmite a febre Chikungunya.

A diretora da Escola Mirena, Norma Eliceche, parabenizou a ação da Prefeitura e reforçou a importância de a escola ser parceira do município. “As instituições de ensino são fundamentais para atingir a população. Jogos educativos contribuem para o aprendizado dos alunos de forma lúdica e, enquanto parceiros e multiplicadores de informação, estamos cumprindo o papel social da escola”, enfatizou. A diretora ainda aproveitou o momento para externar sua admiração com a atual gestão, que segunda ela, “vem surpreendendo a todos pelas grandes e importantes ações que estão sendo desenvolvidas”.

De acordo com a secretária Angela, em pouco tempo após a entrega, o setor já tem recebido os primeiros resultados. “Tenho recebido mensagem de pais dizendo que seus filhos amaram o presente, e que já estão procurando possíveis focos de larvas, e isso é a coisa mais gratificante que poderia acontecer, pois mostra que de fato esta ação aparentemente simples, pode trazer grandes resultados”, pontuou.

Secretaria de Educação está com inscrições abertas para processo cadastral de professores

A Prefeitura de Douradina, por meio da Secretaria de Educação, abriu nesta quinta-feira (06) as …