Home / Saúde / Saúde de Douradina cria Grupo de Apoio contra obesidade

Saúde de Douradina cria Grupo de Apoio contra obesidade

A obesidade vem de encontro ao nosso cotidiano, sendo um dos fatores de risco mais importantes para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), sendo compreendida como um agravo de caráter multifatorial. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde observou a grande necessidade de criação de um grupo de apoio a pessoas com sobrepeso e obesidade no município, utilizando então a atenção básica de saúde para avaliar e incentivar a população através da realização de ações de educação em saúde.

Esse projeto tem por objetivo promover a saúde, melhorar a qualidade de vida, elevando assim também a autoestima de cada participante, auxiliando os indivíduos com sobrepeso e obesidade reduzir o seu peso e chegar ao ideal e/ou desejado de forma gradativa, prevenindo e/ou controlando as comorbidades.

O “Grupo de Apoio” contará com o auxílio da equipe multidisciplinar, que irá realizar orientações relacionadas à nutrição, apoio psicológico, atendimento fisioterapêutico com orientações de atividades de vida diária (AVD’s) e posturologia.

METODOLOGIA: Os pacientes serão encaminhados para avaliação e acompanhamento nutricional, após a primeira consulta com a nutricionista os interessados serão inscritos no grupo de apoio. Serão verificados os dados antropométricos (peso, altura e circunferência abdominal) de cada paciente.

Nos encontros serão abordadas temáticas ligadas aos assuntos sobre sobrepeso e obesidade, pré estabelecidas pelos profissionais envolvidos, sendo também trabalhados temas levantados pelos próprios participantes como por exemplo: dietas da moda, mitos, medicamentos, hábitos culturais, dificuldades em aderir a dietas, ansiedade, depressão, compulsão alimentar, distúrbios alimentares (bulimia), trabalhando também o compartilhamento de experiências entre os participantes, e no último encontro será realizada uma oficina culinária com preparações saudáveis, com intuito de mostrar aos participantes tipos de preparações que possam ser incluídas a suas dietas, sendo estas de preparo simples.

Cabe ao profissional nutricionista a coordenação do grupo esclarecendo dúvidas, sugerindo alimentos e preparações saudáveis e nutritivas, valorizando resultados alcançados, ressaltando a importância de cada quilograma reduzido para a saúde e estimulando hábitos de vida saudáveis.

Os encontros serão realizados semanalmente na Unidade Básica de Saúde (UBS). O Grupo é formado por participantes de ambos os sexos com idade mínima de 16 anos, moradores da área de abrangência da ESF e conta com o apoio da equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Prefeitura atende solicitação e reduz carga horária de motoristas de ambulância

Atendendo reivindicação antiga dos motoristas de ambulância de Douradina, o prefeito prof. Jean Sérgio Clavisso …