Home / Habitação / Prefeitura alerta MEI sobre prazo para declaração anual de rendimentos

Prefeitura alerta MEI sobre prazo para declaração anual de rendimentos

O MEI deve entregar até 31 de maio de 2019 sua declaração anual de rendimentos como MEI (DASN – SIMEI) referente ao ano de 2018. O prefeito professor Jean Sérgio Clavisso Fogaça esteve na manhã de ontem (18) nas dependências da Secretaria Municipal de Habitação, Indústria e Comércio.- SEMHAIC, acompanhando os trabalhos de emissão das declarações anuais de rendimento dos microempreendedores individuais (MEIs) do município.

“Embora o prazo seja até 31 de maio de 2019 recomendamos que o MEI inicie o processo de preparação da sua declaração com antecedência. Isso evita transtornos. Se você tem dúvidas sobre como preencher essa declaração, o próprio Portal do Empreendedor tem uma página com esclarecimentos”, informou a assistente Luany Palombo Rocha.

De acordo com o prefeito professor Jean, o município através da Semhaic possui parceria com o Sebrae Regional Dourados, visando orientar ao MEI sobre formalização, entrega da declaração anual de faturamento, emissão de boletos, parcelamento de dívidas e atualização cadastral, entre outros serviços.

Jean ressalta que o município vem se destacando no apoio ao empreendedorismo, criando um ambiente favorável para o surgimento de novas empresas e também para o desenvolvimento daquelas já existentes com ações que trazem benefícios não só para os empresários, mas para a sociedade em geral, gerando desenvolvimento e crescimento econômico.

Como fazer a declaração

A Declaração Anual do MEI – DASN-SIMEI é realizada através do Portal do Empreendedor, assim como os demais procedimentos para o Microempreendedor Individual, como inscrição, impressão de boletos, alteração e baixa.
A Declaração Anual tem um período para ser transmitida. Ela deverá ser feita entre 02 de janeiro e 31 de maio do ano subsequente.

Sendo realizada nesse período a Declaração Anual do Microempreendedor Individual é transmitida e não é gerado nenhum tipo de multa.

O que informar

O MEI deverá informar para a Receita Federal o total de sua Receita Bruta Anual, auferida no ano anterior, ou seja, tudo que foi apurado com a venda de mercadorias ou na prestação de serviços, com a emissão de nota fiscal, ou não (só para lembrar que quando se trata de venda ou prestação de serviços para outra empresa o MEI é obrigado a emitir nota fiscal).

Basta somar todos os valores que estão no “Relatório Mensal de Receitas Brutas”, referente a cada mês. Isso facilitará muito na hora de fazer a Declaração Anual do Microempreendedor Individual. Lembre-se de informar se possui ou não empregado.

Maiores informações na SEMHAIC, rua Aurea Barbosa Cerqueira 1255, Centro expediente das 07 às 12 horas.

Parceria entre Prefeitura de Douradina e AGEHAB permite regularização de titularidade de imóveis

A Prefeitura de Douradina, através da Secretária Municipal de Habitação, Industria e Comércio – SEMHAIC, …