Home / Saúde / Saúde de Douradina inicia grupos “contra obesidade” e “apoio às gestantes”

Saúde de Douradina inicia grupos “contra obesidade” e “apoio às gestantes”

Na última semana, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde deu o “ponta pé” em mais dois importantes projetos que beneficiam diretamente à população do Município.

O primeiro deles, iniciado na quarta-feira (13) foi o “De bem com a balança”, projeto de apoio a sobrepeso e obesidade. O grupo conta com cerca de 17 participantes e deve realizar reuniões com sugestões e orientações a fim de trazer orientações para o combate à obesidade e melhora da qualidade de vida.

“A obesidade vem de encontro ao nosso cotidiano, sendo um dos fatores de risco mais importantes para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), sendo compreendida como um agravo de caráter multifatorial. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde decidiu dar início aos grupos de apoio”, contou a secretária Angela Marques.

De acordo com a nutricionista Jessica Rocha, esse projeto tem por objetivo promover a saúde, melhorar a qualidade de vida, elevando assim também a autoestima de cada participante, auxiliando os indivíduos com sobrepeso e obesidade reduzir o seu peso e chegar ao ideal e/ou desejado de forma gradativa, prevenindo e/ou controlando as comorbidades. O “Grupo de Apoio” contará com o auxílio da equipe multidisciplinar, que irá realizar orientações relacionadas à nutrição, apoio psicológico, atendimento fisioterapêutico com orientações de atividades de vida diária (AVD’s) e posturologia. Um novo grupo deve iniciar no mês de julho e os interessados em participar já podem realizar suas inscrições na Unidade de Saúde.

GRUPO DE APOIO ÀS GESTANTES

Outro relevante projeto que teve início na última semana em Douradina foi o “grupo de apoio às gestantes”. Criado com objetivo de auxiliar as futuras mamães residentes no Município, o grupo contará com palestras e orientações ministradas por enfermeiras, psicóloga, nutricionista, odontóloga, fisioterapeuta, assistente social, técnicas de enfermagem, farmacêutica e demais profissionais da Saúde.

Conforme a enfermeira Daniele Carvalho, as reuniões abordarão temas como o pré-natal e sua importância, mudanças físicas na gestação, alterações emocionais durante a gestação, orientações sobre automedicações, alimentação saudável durante a gestação, saúde bucal da gestante e do bebê, técnicas de massagem, tipos de partos, aleitamento materno, entre outros temas.

O grupo ainda está aberto a receber novas participantes, e as interessadas podem se inscrever na Unidade Básica de Saúde. As reuniões acontecerão mensalmente, sempre nas sextas-feiras, às 14h30, na Unidade de Saúde.

Sobre Flávio Narcizo

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Douradina

Verificar também

Saúde de Douradina encerra primeiro grupo de apoio a sobrepeso e obesidade

Aconteceu na última sexta-feira (12) o encerramento do primeiro grupo de apoio a sobrepeso e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *