Home / Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente / Prefeitura de Douradina inicia campanha de Coleta de Lixo Eletrônico

Prefeitura de Douradina inicia campanha de Coleta de Lixo Eletrônico

A Prefeitura de Douradina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura deu início hoje (05) à primeira edição da Campanha Coleta de Lixo Eletrônico. O projeto acontece em alusão ao Dia do Meio Ambiente — comemorado nacionalmente nesta quarta-feira —  e se estenderá por todo o mês de junho.

A preocupação da Prefeitura com o recolhimento deste tipo de lixo se deve principalmente ao seu potencial poluidor, já que estes equipamentos são fabricados com metais pesados altamente tóxicos, que em contato com o solo contaminam as águas subterrâneas e se queimados poluem o ar e podem causar doenças graves.

Durante todo o mês a ação será desenvolvida na sede da Secretaria de Meio Ambiente, no período das 7h às 12h.  Segundo a secretária Lucilene Barroquiel, o objetivo da campanha é oportunizar à comunidade a chance de descartar corretamente os materiais eletrônicos, assim como equipamentos da linha branca que estão sem utilidade.

Após o término da campanha, todo o material recolhido será encaminhado para Ecoponto Eletrônicos, empresa especializada em reciclagem deste tipo de material.

ITENS COLETADOS

De acordo com a secretária Lucilene, lixo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Entre os itens que serão coletados nestes dias estão: aparelhos de som, ar-condicionado de janela, split e aquecedores, baterias, bebedouros, cabos de fios, caixa de som, cafeteiras, liquidificador, batedeira, calculadoras, carregadores em geral, celulares, telefones em geral, centrais telefônicas, chuveiros, CPU, DVD e vídeo cassete, estabilizadores e no-break, fax, ferro elétrico, fontes de microcomputadores, forno elétrico, freezer e geladeira, HD, impressoras e scaners, lavadoura de roupa, secadora e centrífuga, linha branca, máquina de escrever, máquina de lavar louça, microondas, modem, monitores CRT e Led, mouse, notebook, pen drive, placas em geral, secadores de cabelo, receptores, roteadores, servidores, térmicas, teclados, TV de tubo, Led e LCD, torneiras, unidade de CD, DVD e disquete.

Alunos colhem frutos de projeto de horta agroecológica implantado em Douradina

Os alunos das escolas de Douradina estão colhendo os frutos (ou melhor, hortaliças) de um …