Home / Educação, Esporte e Cultura / Saúde e Educação desenvolvem atividades educativas contra o Aedes aegypti nas escolas de Douradina

Saúde e Educação desenvolvem atividades educativas contra o Aedes aegypti nas escolas de Douradina

A Prefeitura de Douradina, por meio das secretarias de Saúde e Educação, realizou na última semana atividades educativas nas escolas das redes municipal e Estadual em Douradina. Através do programa PSE, a ação debateu sobre o combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunha.

A equipe de vigilância em Saúde, formada pelos agentes de endemias, agentes comunitários de Saúde, profissional do Laboratório de Entomologia e a coordenadora da Vigilância Sanitária, estiveram visitando nos dias 27, 28, 29 e 30 as escolas Barão do Rio Branco, Mirena Amélia Batista, Joãozinho Carape e CEI Arte e Vida para desenvolvimento das atividades.

Com uma sequência de palestras e atividades educativas de mobilização ao combate do mosquito Aedes Aegipty, transmissor da dengue e chikungunya e Zika vírus, a equipe esteve empenhada em informar e incentivar os alunos a colocarem em prática atividades que despertem para o compromisso de combate ao mosquito. 

Segundo a equipe, a ação tem por objetivo levar o conhecimento dos riscos da proliferação do mosquito transmissor e chamar a atenção das crianças levando a elas informações de como evitar que o mosquito se reproduza. De acordo Aparecido Alexandre, coordenador de Endemias, com o período das chuvas e o clima quente, torna-se propicio para o aumento do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Isso faz com que sejam redobrados os cuidados, tanto das autoridades bem como dos moradores colaborando com a eliminação dos focos, não deixando água acumulada nos recipientes como latas, pneus, garrafas, tambor e Caxias destampadas. Se casa cada um fizer a sua parte ficaremos livres do mosquito Aedes aegypti”, contou o coordenador.

Além das dicas de como lidar com os focos para evitar que os mosquitos nasçam, os agentes também mostraram aos alunos as larvas do mosquito através de microscópios e lupas.

De acordo com a Secretaria Ângela Marques   trabalhar com o público infantil acaba se obtendo um êxito maior no combate do mosquito. “As crianças levam a informação até seus familiares, mobilizam toda família e incentivam os adultos a terem mais atenção à causa contra o mosquito Aedes Aegypti”, pontuou.

Sobre Flávio Narcizo

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Douradina

Verificar também

Alunos colhem frutos de projeto de horta agroecológica implantado em Douradina

Os alunos das escolas de Douradina estão colhendo os frutos (ou melhor, hortaliças) de um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *