Home / Educação, Esporte e Cultura / Saúde e Educação desenvolvem atividades educativas contra o Aedes aegypti nas escolas de Douradina

A Prefeitura de Douradina, por meio das secretarias de Saúde e Educação, realizou na última semana atividades educativas nas escolas das redes municipal e Estadual em Douradina. Através do programa PSE, a ação debateu sobre o combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunha.

A equipe de vigilância em Saúde, formada pelos agentes de endemias, agentes comunitários de Saúde, profissional do Laboratório de Entomologia e a coordenadora da Vigilância Sanitária, estiveram visitando nos dias 27, 28, 29 e 30 as escolas Barão do Rio Branco, Mirena Amélia Batista, Joãozinho Carape e CEI Arte e Vida para desenvolvimento das atividades.

Com uma sequência de palestras e atividades educativas de mobilização ao combate do mosquito Aedes Aegipty, transmissor da dengue e chikungunya e Zika vírus, a equipe esteve empenhada em informar e incentivar os alunos a colocarem em prática atividades que despertem para o compromisso de combate ao mosquito.

Segundo a equipe, a ação tem por objetivo levar o conhecimento dos riscos da proliferação do mosquito transmissor e chamar a atenção das crianças levando a elas informações de como evitar que o mosquito se reproduza. De acordo Aparecido Alexandre, coordenador de Endemias, com o período das chuvas e o clima quente, torna-se propicio para o aumento do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Isso faz com que sejam redobrados os cuidados, tanto das autoridades bem como dos moradores colaborando com a eliminação dos focos, não deixando água acumulada nos recipientes como latas, pneus, garrafas, tambor e Caxias destampadas. Se casa cada um fizer a sua parte ficaremos livres do mosquito Aedes aegypti”, contou o coordenador.

Além das dicas de como lidar com os focos para evitar que os mosquitos nasçam, os agentes também mostraram aos alunos as larvas do mosquito através de microscópios e lupas.

De acordo com a Secretaria Ângela Marques   trabalhar com o público infantil acaba se obtendo um êxito maior no combate do mosquito. “As crianças levam a informação até seus familiares, mobilizam toda família e incentivam os adultos a terem mais atenção à causa contra o mosquito Aedes Aegypti”, pontuou.

Sicredi doa ar-condicionado para Escola Mirena

A agência do Sicredi de Douradina realizou nesta segunda-feira (04) a doação de um ar-condicionado …