Home / Sem Categoria / TRE/MS apresenta balanço do eleitorado e trata sobre cadastramento biométrico em Douradina

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) realizou uma reunião em Douradina na última sexta-feira (15) para apresentar o balanço atualizado da revisão do eleitorado do Município, bem como tratar sobre o cadastramento biométrico que será feito em Douradina nos primeiros meses do próximo ano, sendo do dia 05 de fevereiro ao dia 19 de março.

A reunião da última semana foi realizada no gabinete do prefeito Jean Sérgio e contou com a presença do diretor do TRE/MS, Hardy Waldschmidt, do responsável pela biometria Eduardo Nagata, da chefe do cartório eleitoral em Dourados, Valéria Paixão, servidores do TRE e membros do Poder Legislativo de Douradina.

Conforme os dados apresentados na reunião, 85,77% (3491 pessoas) do eleitorado de Douradina ainda não realizou o cadastramento biométrico. De seus eleitores, apenas 14,23% (579 pessoas) já passaram pelo processo. Os representantes do TRE/MS também lembraram que o cadastramento biométrico é obrigatório, sob pena de cancelamento do título de eleitor.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul estará com um posto de atendimento em Douradina do dia 05 de fevereiro a 19 de março para realização do processo de revisão eleitoral e cadastramento biométrico dos eleitores. A equipe também estará fazendo transferência, bem como emissão de novos títulos.

Além de atualizar as informações de sua inscrição no Cadastro Eleitoral, o eleitor também será fotografado e terá as impressões digitais colhidas. Esse material será incluído no banco de dados da Justiça Eleitoral e auxiliará a coibir possíveis fraudes, como uma mesma pessoa possuir diversos títulos simultaneamente ou um eleitor tentar se passar por outro na hora da votação.

O prazo para se recadastrar varia de cidade a cidade, conforme cronograma estabelecido pelo respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Se não atender à convocação no prazo estabelecido pelo TRE, o eleitor deverá procurar o cartório eleitoral o quanto antes para regularizar sua situação. Caso contrário, poderá ter seu título eleitoral cancelado, ficando sujeito a alguns impedimentos, entre eles o de obter passaporte e carteira de identidade ou o de inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública.

Para realização do cadastramento biométrico, os eleitores deverão portar um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, também devem levar o comprovante de quitação militar.

A previsão da Justiça Eleitoral para esta fase do recadastramento biométrico é de que mais de 17 milhões de eleitores passem a ser identificados pela biometria na hora de votar.

Biometria

A biometria é uma tecnologia que dará ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Cadastramento biométrico obrigatório começa nesta quarta-feira em Douradina

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) inicia nesta quarta-feira (05) e …