Home / Saúde / Saúde de Douradina adia vacinação de rotina para crianças

Saúde de Douradina adia vacinação de rotina para crianças

A Secretaria Municipal de Saúde comunica à população que será adiada a vacinação de rotina no Sistema Único de Saúde durante a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A decisão acontece em atendimento à recomendação do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis.

Conforme a orientação da Secretaria em Vigilância, o adiamento da vacinação de rotina se faz necessário devido a emergência em saúde pública pelo coronavírus, vivenciada em todo país e no mundo.

A imunização da Influenza A prevê vacinação do grupo prioritário de idosos acima de 60 anos e trabalhadores do setor de saúde na primeira fase.

A 22ª campanha nacional de vacinação contra a gripe foi antecipada pelo Ministério da Saúde por conta do avanço do novo coronavírus. Apesar da vacina não prevenir contra o novo vírus, ela protege o grupo de risco da influenza, o que elimina sintomas que complicam o diagnóstico da Covid-19.

A medida preventiva objetiva reduzir o contato dos idosos e crianças, já que estas são importantes transmissores e disseminadores das doenças respiratórias.

Assim, a recomendação é que pais e responsáveis por crianças aguardem o término desta fase e, a partir do dia 16 de abril, voltem às unidades de saúde para realizar a vacinação de rotina. Esta medida, se estende também para população adulta, contemplada no calendário nacional de vacinação. Contudo, para Estados com circulação ativa do vírus de sarampo e febre amarela, é recomendada a continuidade da vacinação para as duas doenças, e que estas estratégias ocorram de forma planejada afim de evitar concentração de pessoas.

Prefeitura prorroga decreto com medidas restritivas para enfrentamento do coronavírus

A Prefeitura de Douradina publicou nesta segunda-feira (01 de junho) um novo decreto em que …