Divulgação

Na ordem de prioridade na gestão de resíduos sólidos apresentada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) a reutilização vem antes da reciclagem. Por isso, os resíduos devem ser reutilizados antes de serem descartados para a reciclagem, pois muitas vezes a reciclagem tem uma emissão maior de gases de efeito estufa – os resíduos são transportados até a empresa recicladora e precisam de energia para transformação de suas características físicas e químicas. Pensando nisso a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem através de post sensibilizar os munícipes sobre a importância de no dia a dia adotar ações de reutilização de materiais recicláveis.

Veja abaixo informações sobre os conceitos de reciclagem e reutilização e como você cidadão douradinense pode contribuir na preservação do meio ambiente:

Resumidamente a reutilização é a continuação do uso de um produto, seja na mesma função ou não. Já a reciclagem é a transformação física e/ou química de um material descartado, com o intuito de se obter uma matéria-prima ou um novo produto.

O conceito de reciclagem ainda é mais amplo e podemos acrescentar a compostagem , o processamento de resíduos degradáveis, lodos de ETE biológicas (inclusive sanitários), materiais filtrantes agroindustriais como terra diatomácea, podas de árvores brutas ou trituradas, produtos alimentícios vencidos ou fora de especificação, restos de alimentos provenientes de restaurantes, supermercados, ceasas, entre outros, também como reciclagem. Mas os materiais mais conhecidos como recicláveis são: papel, metal, vidro, tecido, plástico e mesmo componentes eletrônicos.

Já na reutilização o material não passa por uma transformação em um novo produto. Ao reutilizar um produto, na mesma função ou não, se está combatendo o desperdício. Desse modo, papéis usados podem se transformar em blocos de rascunho, móveis podem ganhar novas funções, garrafas podem se tornar objetos de decoração, entre outros. Depende apenas da criatividade das pessoas.